sexta-feira, 13 de abril de 2012

[ESNelas]



Lágrimas para irmãos siameses

O conto “Lágrimas para irmãos siameses” gira em torno da história de dois irmãos siameses, ligados por um braço, que se apaixonaram pela mesma rapariga. Os dois, desde pequenos, eram muito cúmplices e amigos e sempre disseram que nunca se “separariam”; o pai deles sempre defendeu que o melhor era que se “separassem”, porque previa que quando se apaixonassem haveria problemas. E o inevitável aconteceu: os dois irmãos apaixonaram-se pela mesma rapariga, e, apesar de sempre terem acordado que jamais se separariam, chegou o momento em que tiveram de fazer a escolha. Será que se “separam” mesmo? E para sempre? Terão tido a capacidade para contornar a situação? O que prevaleceu: o amor entre irmãos, o amor pela mulher amada ou ambos?

 Gémeos xifópagos (siameses)
Os gémeos xifópagos, ou siameses, são monozigóticos, formados a partir do mesmo zigoto, estando ligados por uma parte do corpo ou tendo uma parte do corpo comum aos dois. O embrião de gémeos xifópagos é, então, constituído por apenas uma massa celular, sendo desenvolvido na mesma placenta, com o mesmo saco amniótico.
Em alguns casos, a união acontece depois, ou seja, são gémeos idênticos separados que se unem em alguma fase da gestação por partes semelhante: cabeça com cabeça; abdómen com abdómen; nádegas com nádegas, etc. Quando vemos alguma notícia de gémeos que foram "separados" por cirurgia, trata-se, quase sempre, de um caso destes.

                                                                                                      Luís Pedro Cardoso, Nº 14, 10º A

Sem comentários:

Enviar um comentário