quinta-feira, 8 de março de 2012

O Conto do Nadador de Lídia Jorge



Com o projeto “Leituras em Linha” tive a oportunidade de ler um dos variados contos que constavam do tablet ao qual tive acesso durante uma semana. Escolhi ler “O Conto do Nadador”, de Lídia Jorge pertencente ao livro “Marido e outros contos” da autora.

            O conto leva-nos até às praias do Algarve durante os anos cinquenta. Cinco amigas, que estavam de férias, apaixonam-se por um nadador de toalha vermelha que diariamente as observava numa praia deserta a partir dos rochedos. Todas tentavam obter a atenção do rapaz misterioso de todas as maneiras imagináveis, até que um dia, quando uma quase se afogava, o rapaz a salvou. O nadador achou as raparigas completamente imprudentes e tratou-as mal por serem tão descaradas e atrevidas só para ter a sua atenção. Humilhadas, as amigas voltaram para o hotel onde estavam e deturparam a história para não serem julgadas.
            No meu ponto de vista, o conto é bastante cativante devido aos sentimentos que transparecem até porque na adolescência os sentimentos são vividos com real intensidade, intensidade esta que é bem realçada na história.

            Quando lemos um conto num tablet há algumas coisas das quais sentimos falta como o cheiro das páginas quando são folheadas. Concordo com os que afirmam que o mundo tem que mudar e evoluir mas para mim é impensável trocar os livros, aqueles de papel que guardamos nas estantes como troféus, por Ebooks que são muito mais impessoais.

Alexandra Ramos, nº 1, 10º A (Escolas de Mangualde)

Sem comentários:

Enviar um comentário