quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Leitor

Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tuebingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada até 1995.A partir dessa data passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo, Brasil, (reflexos dessa estada surgem em alguns textos de Os Guarda-Chuvas Cintilantes, 1984), e conheceu Moçambique, cuja capital, então Lourenço Marques, é o lugar onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras.
Escritora residente na Universidade de Berkeley em Fevereiro e Março de 2004.

Teolinda Gersão escreveu o conto “o Leitor”.
Achei o conto muito interessante, porque falar de um homem que era maquinista mas gostava muito de ler. Para que o seu trabalho não fosse tão monótono, ele no seu dia-a-dia imaginava que estava vivendo as historias que ele lia. E como o seu estilo de literatura preferido era policiais, ele imaginava-se como um personagem mais ativo.
Achei o conto muito interessante, porque em certo sentido também nos motiva a ler mais, e a usarmos a nossa leitura no nosso dia-a-dia, fazendo com que a nossa vida seja mais divertida e não tão monótona. Também nos mostra o lado positivo da sua profissão, o que nos ajudará no futuro caso estejamos a trabalhar em algo que não gostamos.


Sara Dias, n.º 13, 10º A
(AEPC)

Sem comentários:

Enviar um comentário