segunda-feira, 19 de março de 2012

O homem da rua

O autor do conto o “Homem da rua” é Mia Couto nascido em Moçambique em 1954. Ele iniciou a sua carreira de escritor aos 14 anos de idade, quando publicou os seus primeiros poemas no jornal Notícias da Beira. Mais tarde iniciou os estudos superiores em medicina, tendo desistido no terceiro ano para exercer a profissão de jornalista. Tornou-se director de vários jornais. Mais tarde, voltou para a universidade onde frequentou o curso de Biologia. Hoje é considerado um dos melhores escritores moçambicanos.

“O homem da rua” é um conto que exprime a solidão que um sem-abrigo sente. O sem abrigo faz com que seja atropelado para ter companhia. A pessoa que o atropelou ofereceu-lhe dinheiro após ter passado horas e horas a fio a falar com ele e, para espanto dos leitores, o sem-abrigo não aceitou, pois o melhor que ele poderia receber era a sua companhia.
Eu achei este conto interessante porque nos dá uma lição de vida muito importante! Ensina-nos que o dinheiro não é tudo! Até podemos ter bastante dinheiro e pensarmos que não necessitamos de mais nada, mas, “O homem da rua” elucida-nos que isso não é verdade. Aquilo que realmente importa é a ajuda e a companhia das pessoas que mais precisamos: no caso do sem-abrigo, «os condutores» e, no nosso caso, a nossa família e os nossos amigos pois, por mais tolices que façamos, eles estarão sempre lá para ajudar ou simplesmente ouvir.

Sara, 10.º A (Penalva do Castelo)

Sem comentários:

Enviar um comentário