quinta-feira, 10 de maio de 2012

O espião que veio do quente


O narrador deste texto conta-nos a história de um homem, o João Trapézio, que trabalhava numa biblioteca, em Faro. Ele adorava ler livros e ver documentários sobre espionagem, aliás sempre quis ser um espião.
A sua primeira grande experiência policial foi quando regressava a casa de uma viagem. Ia ele na Ponte 25 de Abril, quando teve um acidente, ou melhor, provocou um acidente. Com medo de ser preso, fugiu e iniciou uma perseguição policial. Felizmente, para ele, conseguiu despistar os dois carros da polícia que o perseguiam.
Mais tarde, um grande amigo do João, o Alec, que sabia que ele se interessava muito por espionagem, pediu-lhe que descobrisse se a sua secretária o enganava com outro. Então, o João, digno de um espião do MI7, descobriu todas as informações possíveis sobre a secretária. Instalou um vírus no computador pessoal da secretária para ter acesso a todos os emails e documentos pessoais, seguiu-a, no carro emprestado pelo seu amigo, para todo o lado e até preparou esquemas (como colocar um relógio de ponteiros na roda traseira do carro da secretária, para quando ela saísse, o relógio partir à hora em que estava a sair) para descobrir se a secretária dizia a verdade quando afirmava que ficava na empresa até tarde. Quando o João terminou a sua investigação, descobriu que a secretária do Alec não se andava a encontrar com um homem, mas sim com uma mulher, dando-lhe envelopes em todos os encontros que tinham.
Este conto é bastante divertido, tem suspense e faz uso de uma linguagem simples e que se percebe facilmente, por isso recomendo-o a todos que o queiram ler.
O único senão é que não tem um final bem delineado … este fica ao critério do leitor.

Ruben Daniel Coelho Lopes nº 26 10ºA   - Escolas de Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário