quinta-feira, 8 de março de 2012


“Um Coração Desassossegado”

Marciana, uma rapariga que se tornou mulher, mas que sempre amou secretamente o mesmo homem. Isaura, irmã de Marciana e esposa de Daniel, que é a paixão secreta de Marciana. Estas são as três personagens que protagonizam o pequeno, mas cativante conto que li, assinado por Miguel Torga.
Este é um conto de leitura fácil: curto, com vocabulário acessível e sem enredos complicados. Aliás, para os leitores mais atentos e perspicazes, não é difícil descobrir o desenlace, quase desde o início da história. Por outro lado, apesar da trama não se passar na época atual, as personagens são intemporais, sendo pessoas simples, mas com carácter forte. No entanto, o que mais me agrada em ‘Um coração desassossegado’ é a sua trama divertida e invulgar. Talvez um pouco irónica até, visto serem precisos muitos anos e o falecimento de 3 maridos e da sua irmã, para que se descubra a grande verdade sobre Marciana.
Simples e divertida, esta história consegue entreter qualquer leitor, durante, pelo menos, os 5 minutos que demora a ler, incentivando para a leitura dos restantes contos da colectânea.
Ler um autor clássico a partir de um tablet foi uma experiência inovadora e que considerei muito interessante, por, por exemplo, ser mais fácil procurar e marcar uma página da obra e a consulta de dicionários (aplicações instaladas no equipamento).
O que pensaria Torga destas modernidades?

Ana Rita Costa, nº2, 10º A
Escolas de Mangualde

Sem comentários:

Enviar um comentário